segunda-feira, 28 de abril de 2014

MLC realiza Seminário sobre saúde do Trabalhador em SP


No dia 27 de Abril, aconteceu na UFABC - Universidade Federal do Grande ABC, em Santo André, o I Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador , promovido pelo Movimento Luta de Classes - MLC em São Paulo. O encontro foi uma parceria com a Pastoral Operária (PO) da região e contou com a participação de trabalhadores de diversas categorias como: Telemarketing, Limpeza urbana, Saúde, além de estudantes da área de segurança.

A exposição foi feita pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, Gilmar Ortiz, Membro da PO que colocou a necessidade dos trabalhadores debaterem o tema e se organizarem para defender uma política de prevenção, já que na maioria dos casos a causa dos acidentes é a sede de lucro dos patrões que querem economizar às custas das vidas das pessoas. Gilmar apresentou ainda dados alarmantes , um deles é que a cada15 segundos um trabalhador morre por acidente ou doença do trabalho no mundo. 

No debate vários trabalhadores se colocaram denúncias de situações no seu local de trabalho e reforçaram a importância da organização dos trabalhadores.

O Seminário foi importante para criar o entendimento de que a discussão da saúde do trabalhador não está  a margem da luta de classes, pelo contrário, só alterando a lógica dominante nas Empresas, que hoje é a de tudo pelo lucro e passando a colocar a vida das pessoas em primeiro lugar, que poderemos ter um ambiente de trabalho realmente seguro. 


0 comentários:

Postar um comentário