quinta-feira, 2 de abril de 2015

ELACS: MLC está na organização de encontro internacional de sindicalistas no Rio



Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro de 2015, ocorrerá a décima edição do Encontro Latino-Americano e Caribenho de Sindicalistas (ELACS), na cidade de Miguel Pereira, região Serrana do Rio de Janeiro. As atividades do encontro ocorrerão na Colônia de Férias Graham Bell, do Sinttel-RJ, e deverão participar delegações de Porto Rico, República Dominicana, México, Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, Argentina e Uruguai, além dos delegados de todas as regiões do Brasil.


Iniciado em 1988, na República Dominicana, o ELACS é um espaço de articulação da classe trabalhadora contra os monopólios capitalistas e o imperialismo. O desafio de sua décima edição é preparar a mobilização contra a retirada de direitos previdenciários e as reformas trabalhistas, que significam descarregar as consequências da crise mundial sobre as costas dos trabalhadores; denunciar a criminalização às lutas sindicais e a perseguição aos dirigentes; e preparar a luta contra a terceirização, a precarização e a falta de seguran
ça e saúde.

A Coordenação Internacional do 10º ELACS está a cargo do Movimento Luta de Classes (Brasil), da União Geral dos Trabalhadores do Equador (UGTE) e do Movimento dos Trabalhadores Independentes (MTI), da República Dominicana. É a primeira vez que nosso país vai sediar o evento.

Nosso desafio (além de receber as delegações estrangeiras) é organizar bancadas de sindicalistas combativos de várias categorias, nos diferentes estados da federação, para que o maior número possível de companheiros e companheiras possa viver a experiência de participar de um encontro internacional como este.

Por isso, mãos à obra na construção do 10º ELACS!

Thiago Santos, da Coordenação Nacional do MLC

0 comentários:

Postar um comentário