quarta-feira, 1 de abril de 2015

Garís reivindicam melhores condições de trabalho em Natal-RN



Com o tema “As condições de trabalho dos garis” realizou-se uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal-RN.
Cansados da direção antidemocrática e pelega do sindicato, uma comissão de trabalhadores começou a se reunir com o objetivo de debater uma pauta de reivindicações que correspondesse aos anseios dos garis da URBANA (Companhia de Serviços Urbanos de Natal). A partir dessas reuniões vários encaminhamentos foram feitos, entre eles, a de provocar uma audiência pública na Câmara Municipal da capital potiguar.
A comissão procurou os vereadores e o pleito foi atendido pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL). A audiência pública aconteceu e assim se fez chegar a sociedade as duras condições de trabalho dos garis.
Na mesa estavam, além do vereador Sandro Pimentel, o representante da OAB Renato Rodrigues, o diretor de operações da URBANA Glauber Nóbrega, o juiz da 7ᵃ Vara do Trabalho Alexandre Érico e da procuradora do Ministério Público do Trabalho Ileana Neiva.
Mas o que marcou a audiência não foram as explanações dos representantes da mesa, mas sim as denúncias feitas pelos trabalhadores em sua intervenções. Assédio moral, EPI’s vencidos, ausência de protetor solar, as duras condições de trabalho nos trechos da cidade, riscos constantes de acidentes de trabalho, sem água, sem local para alimentação adequado, banheiro, etc. Tudo isso denunciado com muita indignação e emoção dos que usaram a tribuna da Câmara. Até palavra de ordem como “trabalhador unido, jamais será vencido” ecoou dentro do plenário.
Com um sentimento de união e disposição de luta cerca de 80 garís permaneceram até o fim da audiência. Além de alertar os órgãos responsáveis sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores a realização dessa audiência representou uma vitória para a categoria, pois demonstrou que quando os trabalhadores se unem e se organizam as conquistas virão em seguida.

Alex Feitosa
Militante do MLC



0 comentários:

Postar um comentário