terça-feira, 28 de junho de 2016

Vitória! Sinttel-Rio faz Atento antecipar 20% do 13º devido a mudança da data de pagamento.


A atento divulgou no mês de Abril que a partir de junho haverá mudança na data de pagamento, passando para o dia 5 do mês seguinte ao invés do último dia útil do mês corrente. Evidentemente a decisão tomada sem a devida negociação com o sindicato da categoria trouxe preocupações para os trabalhadores com contas a pagar até o dia 5 de cada mês.

A justificativa patronal é de que precisa fazer essa mudança para ajustar seu fluxo de caixa de acordo com os pagamentos que recebe dos seus clientes. A verdade é que mais uma vez busca jogar nas costas dos trabalhadores os resultados de sua má administração. É inimaginável que uma empresa deste porte e que ostenta o tal SA8000 não tenha fluxo de caixa suficiente para manter a data de pagamento de quem de fato trabalha.

Diante disso, o Sinttel-Rio após ser comunicado da decisão passou a negociar medidas para reduzir os problemas da categoria no primeiro mês de mudança, buscando algum beneficio compensatório para os possíveis encargos provocados pelos atrasos nas contas e faturas que os trabalhadores precisam pagar.

A mudança foi nacional e a lei protege o patrão se o atraso no pagamento for por poucos dias, ou seja, não há penalidade para o patrão, mas se o peão atrasa o aluguel ou a fatura do cartão os juros são astronômicos. É o exemplo, dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro que, além dos congelamentos de salários, sofrem há alguns meses com atrasos constantes e ainda aguardam a restituição de valores mediante determinação da justiça.

Nos outros estados onde a Atento atua não houve mobilização contra a mudança, tratando com indiferença a questão. O Sinttel-Rio por outro lado avaliou que o trabalhador não pode pagar por essa mudança. Foi então que através de uma reunião dos representantes sindicais e direção do Sindicato foram propostas duas saídas para o problema: 1ª adiantar o valor do décimo terceiro salário e a 2ª aumentar para 5 dias uteis entrega de atestado dos funcionários e 10 dias para atestado de acompanhantes (conforme já vem sendo tratado na comissão bilateral que foi definida na última negociação salarial). Inicialmente a Atento se negou a fazer qualquer concessão nestes itens mas o Sindicato se manteve firme e disposto a mobilizar a categoria, o que levou a empresa a rever sua posição.

Após muita discussão e o sindicato pressionando todo o tempo por uma saída sem prejuízos para os trabalhadores a Atento cedeu em adiantar 20% do décimo terceiro salário neste pagamento que ocorrerá dia 05/07/2016.

A antecipação será realizada seguindo os seguintes Critérios:

* Ser funcionário ha no mínimo 3 meses, ou seja, já ter passado os 90 dias de experiência.

*Funcionários que estiverem afastados por licença maternidade ou INSS também terão direito;

*No dia 30/11/2016 conforme previsto por lei fica mantido o pagamento da 1ª parcela sendo ela de 30% e no dia 20/12/2016 a 2ª parcela com os 50% restante;

* Funcionários que já anteciparam os 50% do valor nas férias NÃO TERÃO DIREITO AO ADIANTAMENTO de20% no dia 05/07/2016
* VT/VA e VR continuam a ser pagos no último dia do mês.

Acredite em quem luta!

Viviane Patrocínio – Dirigente de Base no Sinttel-Rio e militante do MLC

0 comentários:

Postar um comentário