segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Nova organização da Feira do Eldorado prejudica feirantes




Mesmo proximo ao Natal, setores da feira ficam vazios
Uma parcela significativa dos trabalhadores e trabalhadoras feirantes da famosa Feira do Eldorado, localizada em Contagem/MG, sofreram um verdadeiro golpe neste final de ano. Ao se aproximar de uma das datas mais importantes para o comércio, a prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano modificou a disposição da feira sem ouvir as propostas dos feirantes, negando o diálogo, demonstrando um verdadeiro autoritarismo.

Segundo feirantes, o novo layout da feira esconde setores tradicionais, como os quadros e molduras, parte do vestuário e prejudica uma parte da alimentação. Além disso, causa confusão pois os fregueses têm grandes dificuldades de encontrar os feirantes que já estavam acostumados a comprar, dando um grande prejuízo aos trabalhadores.

Vale lembrar que durante toda a gestão de Alex de Freitas a frente da prefeitura, os trabalhadores e trabalhadoras tiveram de lutar bastante pela permanência da feira nas imediações da região do Eldorado. A verdade é que o prefeito prioriza a especulação imobiliária ao invés do direito dos trabalhadores, como demonstra a situação de Várzea da Flores, área de preservação ambiental que deve ser tornar um grande empreendimento imobiliário.

Num momento do país onde a maioria da classe trabalhadora não possui carteira assinada, e se vira como pode para sustentar sua família, atacar o direito ao trabalho e renda é uma ação desumana.Os feirantes seguirão lutando, como sempre, para melhorar sua condição de trabalho, traidores que dizem uma coisa e fazem outra, como o prefeito e seus aliados serão desmascarados. 


Renato Campos Amaral
Movimento Luta de Classes

0 comentários:

Postar um comentário